Linhas de Pesquisa

Grupo de Pesquisa CNPq:

 

Células-tronco da crista neural: aspectos básicos e biotecnológicos:
A crista neural é uma estrutura embrionária composta de células-tronco tronco altamente multipotentes. Células-tronco com características de crista neural são encontradas em diversos tecidos adultos e correspondem a potenciais fontes para terapia celular. Neste estudo, investigamos os aspectos celulares e moleculares dessa população de células-tronco de tecidos embrionários e adultos e seu potencial uso biotecnológico e na medicina regenerativa.

 O Folículo Piloso como Potencial Fonte de Células Tronco:
O folículo piloso é tido como um potencial e importante repositório de diferentes tipos de células tronco com possível fonte autóloga de células tronco. Neste estudo estamos desenvolvendo metodologias de identificação, isolamento e amplificação de populações de células tronco do folículo piloso de camundongos e humanos.

– Terapia celular e engenharia de tecidos na cicatrização de feridas cutâneas:
Desenvolvimento de terapia celular baseada na utilização de fontes acessíveis e autólogas de células como a pele e o tecido adiposo com foco para o tratamento de grandes queimados. Estudos em cultivo de células, pré-clínicos e clínicos e modelos de lesão de pele e de medula espinhal. É meta do projeto produzir conhecimentos, desenvolver e avaliar tecnologias com grande potencial de aplicabilidade ao SUS.

– Bioengenharia de Tecidos:
Um dos campos mais promissores para medicina regenerativa trata-se do transplante de células-tronco obtidas de diversas origens para reestabelecimento de tecidos lesionados.  Assim, estudamos o potencial de diferenciação celular e amplificação de células-tronco mesenquimais de diversos tecidos humanos e o seu potencial uso terapêutico em associação a materiais sintéticos e biomateriais.

O secretoma de células-tronco mesenquimais na proteção contra danos e senescência
Efeitos de agentes estressores sobre a viabilidade, diferenciação e secretoma de células-tronco mesenquimais da derme e de tecido adiposo. Avaliação das mudanças relacionadas à idade sobre a biologia de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo de face e de abdomem. Estudo de mecanismos regenerativos e reparativos no envelhecimento da pele.