Palestrantes – CÉLULAS TRONCO: Aspectos básicos e biotecnológicos

Andrea Goncalves Trentin
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1990), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  (1997) e Pós-doutorado pelo Laboratoire d Embryologie Cellulaire et Moléculaire – CNRS, França. Foi coordenadora dos  Programas de pós graduação em Neurociencia e em Biologia Celular e do Desenvolvimento (ambos da UFSC). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, Neurociências e Células Tronco, atuando principalmente nos seguintes temas: crista neural, células tronco e terapia celular, matriz extracelular, hormônio da tireóide e interação neurônio-glia.

 Giordano Wosgrau Calloni

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), doutorado no Programa de Ciências Morfológicas (PCM) – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pelo Institut de Neurobiologie Alfred Fessard – CNRS, França (2009). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Biologia Celular e Diferenciação, atuando principalmente no seguinte tema: células tronco da crista neural de aves e mamiferos.

 

 

Guido Lenz
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Possui graduação em Química pela UFSC (1993), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS. Realizou um doutorado sanduiche na Universidade de Miami e um pós-doutorado em Biologia Molecular e Celular em Harvard de 2001 a 2004. É professor associado II do Departamento de Biofísica desde 1997 e membro do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização celular no câncer, senescência, autofagia, células-tronco tumorais e reprogramação celular.

 

Marcio Alvarez da Silva
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Ontogenia do Sistema Hematopoetico e biologia de Células Tronco Mesenquimais, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz extracelular, leucemia, glioma, proliferação celular.

 

Pablo H. Strobl Mazzulla

Laboratório de Biologia do Desenvolvimento IIB-INTECH  Argentina.

Mestrado em Biologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina, 2001), PhD em Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade de San Martin (Argentina, 2007), e Associado de Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA, 2008-2010). Foi professor assistente na Universidade de San Martin (Argentina, 2002-2007). Agora, ele é pesquisador adjunto (CONICET) e líder do grupo do Laboratório de Biologia do Desenvolvimento no “Instituto de Investigaciones Biotecnológicas-Instituto Tecnológico de Chascomús” (IIB-INTECH, Argentina). Seus objetivos de pesquisa estão voltadas para o controle epigenético de especificação e diferenciação celular durante o desenvolvimento dos vertebrados.

Ricardo Castilho Garcez

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Neurociências – Neurfisiologia – UFSC e doutorado em Neurociências – Neurobiologia Celular e Molecular UFSC e Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS (França). Realizou estágio Pós-doutoral no CNRS (França). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética – BEG da UFSC. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Celular e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia molecular e desenvolvimento, biologia de células tronco de crista neural e desenvolvimento crânio facial.

 

Rubén Pedro Laguens